
Na última quarta-feira (21), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul recebeu equipamentos para iniciar o Circuito Cine Câmara. Foram entregues 40 kits contendo telas, projetores, notebooks e caixas de som destinados a 40 cidades de pequeno e médio porte do estado.
O Rota Cine, responsável pela iniciativa, planeja um circuito itinerante que promoverá o audiovisual do próprio Mato Grosso do Sul. Com o lançamento previsto para fevereiro de 2026, o "Cine Câmara" irá exibir curtas-metragens de diretores locais em Câmaras Municipais de 40 municípios, buscando integrar os municípios e valorizar o cinema regional.
Além disso, a Fundação de Cultura está em busca de parcerias para exibir as obras sul-mato-grossenses em emissoras de televisão, festivais e circuitos culturais. Um edital anual será lançado para selecionar conteúdos que podem ser exibidos ao longo de 12 meses em vários eventos e instituições que apoiem o projeto.
Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a importância do Cine Câmara: “Estamos recebendo os equipamentos que vão transformar as câmaras municipais em um cinema gratuito para a população. Parabéns a todos e sem dúvida alguma a gente vai fazer a diferença na vida das pessoas”.
Daniel Júnior, presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, presente na entrega, agradeceu o apoio estadual: “Não tenho dúvida que esse projeto já é um sucesso”.
Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação, expressou sua satisfação em levar cinema para diversas cidades: “Gostaria de agradecer a confiança do Marcelo Miranda e do governador Eduardo Ríedel. Ninguém faz nada sozinho e juntos, com certeza, a gente fica muito mais forte”.